Uma Nova Abordagem À Perda de Peso: Usa o Treino Consciente

Se já tentou perder peso em excesso, ou manter o peso perdido, sem sucesso, um novo estudo diz que pode obter os conhecimentos necessários para dizer não à tentação pela comida e permanecer motivado para continuar dizendo não, ao que os pesquisadores chamam de terapia comportamental baseada na aceitação.

Este estilo de terapia comportamental foca-se sobre valores pessoais e sobre as coisas que quer na sua vida pessoal, tais como viver tempo suficiente para ver os seus netos crescer, ao invés de focar em objectivos superficiais como caber em vestido de tamanho pequeno para usar em um grande evento ou descer para um número específico da escala.

O primeiro passo, segundo o que dizem os pesquisadores, é aceitar o facto de que a perda de peso não será fácil e que terá que fazer sacrifícios para ser bem sucedida.

O estudo é um ensaio clínico aleatório envolvendo 190 homens e mulheres com excesso de peso, ou obesas, publicado na edição de Outubro de 2016 da revista profissional Obesity, que descobriu que os participantes que receberam a terapia comportamental baseada na aceitação perderam mais de 13 por cento do seu peso inicial, ao longo de um ano.

Para alguém que pesa 180 quilos, por exemplo, isso significa uma perda de peso de 23 a 24 quilos.

Aqueles que receberam terapias comportamentais convencionais perderam uma média de 5 a 8% ao longo de um ano, que, no exemplo acima, significaria uma perda de 9 a 14 quilos.

Para perder ou manter peso…

Estes pesquisadores apontam, que tem que lutar contra a sua unidade biológica natural de comer alimentos saborosos e gratificantes, que só torna o processo de perda e manutenção de peso mais difícil, porque terá que sofrer com ânsias, sensação de fome e sentimentos de privação.

Perder ou manter peso

Terá que fazer escolhas difíceis que não a vão deixar feliz, como comer um pedaço de fruta em vez de um pedaço de torta. (Imaginem: greatist.com)

O que pode ajudar, segundo estes pesquisadores, é aceitar o facto de que a perda de peso é um desafio enorme, e aprender as habilidades que precisa para o ajudar a lutar aquela unidade biológica, e a resistir a esses alimentos e fugir à tentação. Além do foco nas mudanças na dieta e no exercício, a terapia comportamental baseada na aceitação começa com o reconhecimento de que a perda de peso é um processo penoso.

Usa o treino consciente…

Ou o que já foi chamado de modificação de comportamento, para lhe ensinar as habilidades adicionais que precisa de obter através do processo de perda de peso, aprender novos e saudáveis hábitos e manter esses novos hábitos, até que estejam enraizados. Além de mudar a maneira como pensa, pode aplicar essas habilidades de forma a alterar a maneira como se comporta.

Terá literalmente que praticar pegar em um pedaço de fruta em vez de um pedaço de torta e continuar praticando essa escolha comportamental, até que se torne um hábito.

Mudar comportamentos enraizados leva muita prática, então pode praticar repetidamente a mesma ação de, digamos, passar pela parte dos congeladores que têm os gelados no supermercado, enquanto caminha para a secção da fruta.

A forma como lá chega, segundo os pesquisadores, é aceitando o facto de que irá viver uma perda de prazer em sua vida (o sabor do gelado) e que está disposto a aceitar essa perda a fim de seguir em frente.

Não importa qual método usa para tentar perder peso…

Só funcionará se alterar permanentemente os seus hábitos alimentares e de exercício físico.

Terão de ser feitas mais precisas antes de poder ser afirmado com toda a certeza que a terapia comportamental baseada na aceitação pode ajudar a fazer isso, e se estas habilidades podem ser ensinadas fora de um programa individual de terapia comportamental baseada na aceitação, por exemplo, como parte de um comercial de Forskolin ou um plano de auto-ajuda de perda de peso.

Se está a consultar um terapeuta, nutricionista registado, ou médico para problemas de peso, fale com eles sobre esta abordagem.

Entretanto, se o que está fazer agora para perder ou manter o peso não está funcionando para si, não tem mal nenhum em procurar aquilo que lhe possa dar motivação pessoal e aceitar que conseguir o seu objetivo provavelmente não será fácil.

Se está a ter problemas em perder peso há algum tempo, já sabe disso.

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