Exercício Pode Ajudar Na Perda De Peso – Desde Que Você Faça O Suficiente

Nós compensamos algumas das calorias que queimamos durante o exercício, mas não todas. Pode trabalhar nos ajudar a perder peso depois de tudo?

Um novo estudo provocativo, baseado no site grego Diaita.net.gr – Δίαιτα – Διατροφή – Αδυνάτισμα, envolvendo homens e mulheres com excesso de peso, sugere que, provavelmente, isso possa minar a noção generalizada de que o exercício, por si só, é inútil para a perda de peso.

Exercício Pode Ajudar Na Perda De Peso

Mas as descobertas também indicam que, para se beneficiar, talvez precisemos nos exercitar um pouco.

Em teoria, o exercício deve contribuir substancialmente para a perda de peso. Queima calorias. Se não os substituirmos, nossos corpos devem alcançar um balanço energético negativo, usar gordura armazenada como combustível e perder peso.

Mas a vida e o nosso metabolismo não são previsíveis ou justos, como mostram vários estudos de exercício envolvendo pessoas e animais. Nestas experiências, os participantes perdem menos peso do que seria esperado, dada a energia que gastam durante o exercício.

Os estudos geralmente concluíram que os praticantes haviam compensado a energia que gastaram durante o exercício, seja comendo mais ou se movendo menos ao longo do dia. Essas compensações muitas vezes eram inconscientes, mas eficazes.

Alguns pesquisadores começaram a se perguntar se a quantidade de exercício poderia ser importante. Muitos dos experimentos humanos anteriores envolveram cerca de 30 minutos por dia de exercício moderado, que é o valor geralmente recomendado pelas diretrizes atuais para melhorar a saúde.

Mas e se as pessoas se exercitassem mais, perguntaram alguns pesquisadores. Eles ainda compensariam todas as calorias que queimaram?

Para descobrir, cientistas da Universidade de Dakota do Norte e outras instituições decidiram convidar 31 homens e mulheres com excesso de peso e sedentários para um laboratório para medições de sua taxa metabólica de repouso e composição corporal.

Os voluntários também contaram em detalhes o que haviam comido no dia anterior e concordaram em usar um sofisticado rastreador de atividade por uma semana.

Os cientistas então os dividiram aleatoriamente em grupos. Um grupo iniciou um programa de caminhada rápida ou exercício de cinco vezes por semana até que eles queimaram 300 calorias, o que levou a maioria deles cerca de 30 minutos. (As sessões foram individualizadas.) Ao longo da semana, esses voluntários queimaram 1.500 calorias extras com seu programa de exercícios.

O outro grupo começou a trabalhar pelo dobro do tempo, queimando 600 calorias por sessão, ou cerca de 3.000 calorias por semana.

O programa de exercícios durou 12 semanas. Os pesquisadores pediram aos voluntários que não mudassem suas dietas ou estilos de vida durante esse período e que usassem os monitores de atividade por alguns dias.

Após quatro meses, todos retornaram ao laboratório e repetiram os testes originais. Os resultados devem ter sido desconcertantes para alguns deles.

Aqueles homens e mulheres que queimaram cerca de 1.500 calorias por semana com exercícios mostraram ter perdido pouca ou nenhuma gordura corporal, mostraram os testes. Alguns eram mais pesados.

Mas a maioria daqueles que andaram duas vezes mais eram mais magros agora. Doze deles tinham derramado pelo menos 5 por cento de sua gordura corporal durante o estudo.

Os pesquisadores então usaram cálculos matemáticos, com base na perda de gordura de cada pessoa (se houver), para determinar se e quanto eles haviam compensado pelo exercício.

Os homens e mulheres do grupo que tinham queimado 1.500 calorias por semana com exercício provaram ter compensado cerca de 950 dessas calorias, indicam os números.

Curiosamente, os do outro grupo também compensaram algumas das calorias queimadas, e quase exatamente o mesmo que aqueles que exerceram menos, adicionando cerca de 1.000 calorias por semana, mostraram os cálculos.

Mas desde que eles gastaram 3.000 calorias por semana, eles acabaram com um déficit semanal de cerca de 2.000 calorias de exercícios e perda de gordura, concluíram os pesquisadores. As descobertas foram publicadas no American Journal of Physiology – Fisiologia Reguladora, Integrativa e Comparativa.

A forma como os voluntários compensaram não era absolutamente clara, diz Kyle Flack, professor assistente da Universidade de Kentucky, que conduziu o experimento como parte de sua pesquisa de pós-graduação.

As taxas metabólicas de repouso das pessoas não mudaram durante o estudo, diz ele, qualquer grupo em que elas estivessem. Seus monitores de atividade também mostraram poucas diferenças em quanto ou pouco se moviam durante o dia.

Assim, a compensação calórica deve ter envolvido excessos. Mas os voluntários não pensaram assim.

“O recall de alimentos não mostrou diferenças” no quanto eles relataram comer no início e no final do estudo, diz o Dr. Flack.

“Eu acho que eles simplesmente não percebiam que estavam comendo mais”, diz ele.

Provavelmente também há interconexões complicadas entre o exercício, o apetite e as relações das pessoas com alimentos que não foram detectadas durante este estudo e podem afetar a alimentação e o peso, diz ele. Ele espera estudar essas questões em estudos futuros.

Mas já, os resultados deste experimento são animadores, se cautelosos.

“Parece que você pode perder peso com o exercício”, diz o Dr. Flack.

Mas o sucesso pode exigir mais esforço de nossos corpos e vontade do que poderíamos esperar, acrescenta.

“Trinta minutos de exercício não foram suficientes” neste estudo para superar o impulso natural de substituir as calorias que queimamos durante um treino.

“Sessenta minutos de exercício foi melhor”, diz ele.

Mas mesmo assim, as pessoas substituíram cerca de um terço das calorias gastas durante o exercício. Você ainda tem que contar calorias e pesar porções, se você espera usar o exercício para controlar seu peso.